Sendo uma tradição na páscoa e na festa natalina em muitas famílias, o bacalhau, é um peixe que faz sucesso no Brasil, pelo seu sabor marcante e sua versatilidade.
Podendo ser usado do prato principal a petiscos, muitas gravidinhas que tem o costume de comê-lo, se perguntam se podem continuar durante a gestação.
Durante a minha gestação também tive a mesma dúvida e perguntei a minha médica se poderia continuar comendo sem causar nenhum dano a minha saúde ou a do meu bebê.

Por essa razão, no artigo de hoje, vim te dizer se grávida pode comer bacalhau, se há alguma especificidade, e quais os seus benefícios.
Então, para saber se pode manter esse prato na sua páscoa ou no seu natal ou comer como petisco, é só conferir abaixo!
Índice
Grávida pode comer bacalhau?
O bacalhau é um dos peixes mais famosos no Brasil, sendo consumido principalmente em datas especiais como a Páscoa e o Natal, famoso principalmente por seu sabor e pratos típicos brasileiros.
Pode ser consumido de várias formas, sendo o mais tradicional feito assado mas tem alguns que consomem o peixe empanado e frito, é um peixe com muitas controvérsias.
Uma das controvérsias é principalmente, que para alguns especialistas, o fato de ser um peixe que muitos impõem como perigoso e que não deve nunca ser consumido.
Mas sim, o bacalhau é um peixe que pode ser consumido pelas gestantes, porém antes disso devemos saber mais sobre, então comentaremos mais abaixo!
É seguro comer bacalhau na gravidez?
É muito questionada a possibilidade de comer bacalhau, pois é comum que a maior parte dos peixes possuam mercúrio, elemento tóxico consumido que pode causar a morte.
E por isso as gestantes evitam ou muitas vezes nem sabem sobre, e acabam não comendo ou cometendo o erro de comer frequentemente, o que pode gerar sérias consequências.
O bacalhau é um desses peixes que é considerado por alguns especialistas, perigoso e que não deve ser feito o consumo, mas sim, o bacalhau pode ser consumido seguramente se preparado corretamente.
É claro que o peixe contém sim uma quantidade de mercúrio presente, mas a quantidade é considerada pouca, e que não fará mal caso seja consumida em quantidades mínimas e não frequentemente.
Também é óbvio, e é extremamente recomendado que o bacalhau tenha o preparo correto, que o peixe seja muito bem higienizado e a carne esteja o mais saudável possível, prezando pelo bem estar da gestante.

Benefícios do bacalhau na gravidez
O bacalhau possui alguns benefícios sim, considerando poucos, mas ainda sim existentes como:
- É rico em proteínas: O bacalhau é uma carne totalmente rica em proteínas, podendo ser uma ótima escolha para quem busca uma alimentação saudável e manter um corpo saudável, não tendo muitas calorias.
- Ajuda no estresse: o bacalhau possui uma boa quantidade de ácidos graxos, ácidos que ajudam o sangue a ser levado para o cérebro, evitando o estresse e também a ansiedade, podendo até mesmo ajudar a depressão.
- Ajuda a prevenir o câncer: por possuir uma grande quantidade de vitaminas presentes, como a vitamina B12 e vitamina D, o bacalhau pode ser uma ajuda para a prevenção do desenvolvimento e de câncer, como o câncer de cólon. A vitamina D também traz benefícios para a artrite, lesões solares de pele, cardiovasculares e ajuda a reduzir níveis de triglicerídeos.
- Ajuda o coração: o bacalhau também possui uma grande quantidade de substâncias, por exemplo o magnésio, que tem uma grande quantidade presente no bacalhau, que mantém os batimentos regulados.
- Auxilia no controle do colesterol: o bacalhau tem uma grande quantidade de ácido graxo o Ômega-3 que ajuda a formar HDL – bom colesterol – e prevenir doenças cardiovasculares.
Conclusão
Agora que você leu tudo o que te disse acima, já sabe que poderá sim manter o bacalhau nas suas datas comemorativas, como a páscoa e o natal.
Datas comemorativas sim, pois lembrando que o consumo seja o mais consciente possível, em pequenas quantidades e
para prezar pelo consumo dos peixes mais saudáveis.
O bacalhau traz sim alguns benefícios à saúde, e por mais que não sejam muitos, não deixam de ser importantes, então você pode procurar um médico para saber a quantidade ideal para conseguir aproveitá-los.