Muitas pessoas têm o costume de comer caranguejo principalmente aquelas que moram no litoral do país.
Possui um gosto marcante e pode ser comido de várias formas, desde tira gosto e até mesmo como prato principal.
E muitas gestantes tinham o costume de comê-lo antes da gravidez e agora se perguntam se grávida pode comer caranguejo e se existe alguma contraindicação.

Então, depois de muita pesquisa e conversas com especialistas, vim te falar as opiniões deles se grávida pode comer ou não caranguejo, para saber tudo é só ler até o final com atenção!
Índice
Grávida pode comer caranguejo?
Em épocas de verão, ou em locais tropicais, temos o costume de fazer consumo de peixes e frutos do mar.
Sendo um dos mais famosos o caranguejo, podendo ser servido em vários pratos, incluindo pratos da cultura asiática, como os kani-kama.
Muitas mulheres sabem e são informadas durante a gravidez por exemplo, que peixes e frutos do mar estão estritamente proibidos, mas acabam muitas vezes tendo dúvidas em relação a isso.
O caranguejo é um assunto pouco comentado e também pouco estudado em relação a gestação e o consumo dele durante essa fase, então não há muito sobre o tema.
Isso faz com que muitos médicos nutricionistas ou até na própria internet não diga muito a respeito, porém a resposta é realmente incerta e abaixo te direi o por quê.
É seguro comer caranguejo durante a gravidez?
Geralmente é receitado para as mulheres grávidas ou as que estiverem amamentando, e também crianças menores de três anos que é importante ter um cuidado maior com o consumo do mercúrio presentes em frutos do mar.
O mercúrio pode causar problemas para os sistemas nervoso, digestivo e imunológico, além de afetar pulmões, rins e olhos. Por isso, a decisão de comer esse tipo de alimento já muda, já que oferece riscos para gestação e o bebê.
Mas quando falamos de caranguejo, por exemplo, fica a dúvida mais marcante, será que é seguro comer caranguejo durante a gravidez?
Muitos afirmam que não, isso para evitar qualquer possível contágio de qualquer doença que existe do animal com a mulher grávida.
Porém, os estudos dizem que em casos de que o caranguejo seja bem limpo, cozido e totalmente garantido que teve uma boa higiene antes do preparo não há problema algum em comê-lo.
Mas, você deve levar em consideração, de qualquer modo, o nível de mercúrio, já que em excesso faz mal, então o recomendado é comer moderadamente.

Caranguejo traz benefícios para a gravidez?
Uma grande dúvida é se o caranguejo pode trazer benefícios para a gravidez, e sim, ele tem alguns benefícios para a gravidez, como:
- Ômega 3: é rico em ômega 3 nutriente que ajuda a combater reações inflamatórias e coagulação sanguínea, também é capaz de regular o colesterol e ter ação anti-inflamatória, e prevenir doenças crônicas;
- Cálcio e fósforo: também presente no caranguejo, o cálcio e o fósforo ajudam na formação, fortalecimento e manutenção dos ossos do corpo;
- Vitamina B2: é rico em vitamina B2, que ajuda o corpo a ter energia, sendo ótimo para começar uma rotina de atividades físicas;
- Possui ferro e fibras: Ajudam a melhorar e tratar anemia e manter o corpo saudável, pois melhora e fortalece o bom funcionamento do sistema digestivo e outros sistemas do corpo.
Conclusão
Como você acabou de ver, esse assunto ainda é um pouco controverso pelos especialistas, se grávida pode ou não comer caranguejo.
Ele possui, sim, alguns nutrientes que fazem bem para a gestante, mas há que ter cuidados na hora de consumi-lo como uma boa higienização e cozimento no caranguejo.
A melhor resposta que você terá é indo ao seu médico e nutricionista para perguntar se você pode ou não comê-lo, se há algum tipo de restrição no seu caso ou não.
E claro, tudo em excesso faz mal, e nesse caso não é diferente, caso haja liberação por parte do seu médico deve-se consumir moderadamente.