Grávida pode comer tilápia? Guia 2024

por

A tilápia é um peixe que faz muito sucesso no mundo culinário porque é uma carne branca, magra e suave, sem odor intenso e capaz de render filés sem espinhas.

Além disso, ela é fonte de muitos nutrientes essenciais para a saúde e funcionalidade do corpo e também do cérebro. 

As gestantes que gostam de comer a tilápia se questionam se podem ou não continuar consumindo durante a gravidez.  

gravida pode comer tilapia

Durante a minha gestação também tive a mesma dúvida e perguntei a minha médica se poderia continuar comendo sem causar algum dano a saúde.

Por isso, no artigo de hoje, vim te dizer se grávida pode comer tilápia, se há alguma restrição e quais são os seus benefícios, então é só continuar lendo!

Grávida pode comer tilápia?

A tilápia é um peixe famoso por fazer parte de ótimas refeições, por seu sabor marcante e também por ser uma carne muito bonita que se destaca no prato.

Sendo consumido muitas vezes de forma frita, assada ou em ceviches, sempre ganhando o espaço como refeição principal.

Porém, durante a gestação é comum que muitas gestantes tenham dúvidas sobre o consumo de alimentos que venham do mar. 

E acabam retirando completamente esses alimentos de sua dieta, já que, dependendo do alimento pode ser prejudicial.

No caso da tilápia, por mais que alguns não saibam, ela possui mercúrio presente em sua carne, o que é comum em peixes, e o consumo acaba não sendo recomendado durante a gestação.

Mas pode sim ser consumida, por mais que não seja recomendado. É indicado que coma uma pequena porção e jamais frequentemente, assim não fará mal algum.

É seguro comer tilápia na gravidez?

Uma pergunta comum é se é seguro fazer consumo da tilápia durante a gestação, essa dúvida ocorre principalmente quando é descoberta a presença de mercúrio na carne.

E não, o consumo de tilápias e também de outros peixes que possuem mercúrio não são seguros, inclusive não são recomendados.

Isso tudo porque o mercúrio é um elemento tóxico e letal, tanto para mãe quanto para o bebê, e por conta da toxicidade que o mercúrio transmite ao ser humano deve ser totalmente evitado.

Mas antes é claro, deve-se reforçar que a tilápia, em algumas ocasiões pode ser consumida, em casos por exemplo, de se consumir em pequena quantidade e desde que não seja frequentemente.

É importante lembrar que em hipótese alguma pode comê-la crua ou mal cozida, então certifique-se do modo que ela foi preparada e se foi bem limpa também.

A tilápia traz benefícios a gravidez?

Mesmo não sendo recomendado de ser ingerido, ainda é comum que muitas mulheres gestantes sintam dúvidas sobre se há benefícios na tilápia.

E sim, como é uma carne natural, e também dependendo da forma de preparo e cuidado com o peixe, pode conter benefícios muito bons para saúde.

Como é comum de todo peixe, oferece grandes quantidades de ômega 3, que ajuda no desenvolvimento cerebral e geral do feto, ajudando a uma boa formação da gestação.

Também ajuda a ter uma melhor saúde cardiovascular, ajudando na boa circulação e limpeza do sangue e também na diminuição do colesterol.

Por ser uma carne leve, e também saudável, ajuda a manter o peso e também na boa digestão, prevenindo de prisões de ventre.

tilápia faz mal para grávida

Um benefício muito importante para aquelas gestantes que não se alimentam tão bem é a prevenção e ajuda no combate a anemia, por conter zinco, magnésio e também vitaminas do complexo B.

Além disso, possui as vitaminas A e D que contribuem para uma boa visão, ajuda nos processos de formação da pele, na manutenção do tecido ósseo, melhora do funcionamento do sistema imunológico, entre outros benefícios.

Conclusão

Agora que você leu tudo o que te disse sobre a tilápia já sabe que ela pode sim ser consumida durante a gravidez, porém em poucas quantidades e nunca frequentemente. 

Mesmo tendo muitos benefícios à saúde ela não deixa de ser um peixe, que nessa fase da gravidez, é melhor ser evitado o consumo exagerado por conta do mercúrio. 

Então, quando for consumi-la, verifique se a tilápia foi bem limpa e preparada e se não está crua ou mal cozida. Se possível, opte por comprar tilápias criadas em tanques.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.